quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Frutas grelhadas na brasa


Comentei aqui que queria fazer experiências de frutas, legumes e verduras grelhados na brasa, para churrascos. À medida que tiver tempo para pesquisar, vou colocando aqui o que mais me chamou a atenção.

No site Sua Dieta, encontrei as seguintes receitas, que chamaram minha atenção pela simplicidade:

Banana

- Deixe-a inteira com casca ou fatiada sem casca;
- Grelhe na churrasqueira ou na frigideira, ou asse em forno;
- Pincele com suco de laranja;
- Sirva quente, salpicada com canela.

Pêssego, kiwi e carambola

- Corte em fatias mais grossas;
- Grelhe na churrasqueira ou na frigideira;
- Pincele com suco de limão;
- Sirva quente ou frio.

Coco

- Corte em cubos;
- Grelhe na churrasqueira ou asse no forno;
- Pincele com água;
- Sirva quente ou frio, salpicado com canela.

Maçã e pêra

- Corte em tiras ou deixe-as inteiras sem casca;
- Grelhe na churrasqueira ou na frigideira, ou asse em forno;
- Pincele com suco de laranja;
- Sirva quente, salpicada com canela.

Manga

- Corte em pedaços grandes;
- Grelhe na churrasqueira ou asse no forno;
- Pincele com suco de maracujá;
- Sirva quente ou fria.

***

O site Green Me traz várias receitas de espetinhos "vegetarianos". Tive o trabalho de copiar
algumas fotos para incentivar.

1. Pêssegos
Se você não está acostumado com receitas extravagantes, vai parecer absurdo, mas os pêssegos podem ser grelhados em poucos minutos na churrasqueira. Fica uma delícia, basta cortá-los em fatias grossas e colocar no espetinho. Podem ser saboreados como sobremesa, ou para dar um toque de requinte à sua salada ou ainda para ser colocado em um espetinho mix de frutas ou mesmo em um espetinho de frutas, verduras, tofu e cogumelos. Use a imaginação e o seu gosto para combinar os ingredientes do espetinho vegetariano.

2. Abacaxi
Corte o abacaxi em fatias circulares com uma espessura de, pelo menos, meio centímetro. Unte a superfície de cada fatia com um pouco de azeite e cozinhe na grelha por alguns minutos de ambos os lados. Você vai descobrir que o abacaxi constitui um ótimo acompanhamento para o tofu, como ensina várias receitas orientais.

3. Cebola

As cebolas podem ser preparadas na grelha, mas com algumas dicas. Antes de colocá-las na churrasqueira, descasque, corte pela metade e ferva as cebolas até que fiquem macias. Depois disso, asse-as diretamente deitadas na grelha, pincelando azeite antes, por alguns minutos e virando com cuidado para que não se quebrem. Para fazer espetinhos, melhor usar cebolinhas inteiras e pequenas. Cozinhe antes em água fervendo por poucos minutos e coloque-as em espetinhos, regando com um pouco de azeite antes de grelhar.

4. Tomate

Tomates também ficam ótimos preparados na grelha. Além de colocá-los no espetinho, você pode também pode simplesmente cortá-los ao meio e colocá-los diretamente sobre a churrasqueira com a parte da casca para baixo. Depois de alguns minutos, vire-os para que fiquem bem assados. Tempere com as ervas (manjericão, orégano, salsinha e cebolinha) picadas e regue com um fio de óleo e sal.

5. Tofu

Antes de ser grelhado, o tofu deve ser deixado para descansar por pelo menos meia hora em uma marinada feita com molho de soja, azeite e ervas, dependendo do seu gosto. É aconselhável usar sálvia, louro, alecrim ou orégano picados. Adicionar à marinada uma colher de chá de vinagre de maçã ou uma pitada de açúcar mascavo para deixar o tofu crocante. O tofu, cortado em fatias, pode ser colocado diretamente na grelha, ou cortados em pedaços pequenos para serem colocados em espetinhos, alternando com tomate, pimentão, abacaxi, cebola... 

6. Seitan

O seitan, como o tofu, pode ser grelhado fatiado ou cortado em pedaços e combinado com legumes para preparar espetos. O primeiro passo para a sua preparação é, também como o tofu, marinar, o que pode ser feito com a combinação de vinho branco, vinagre de maçã, sumo de limão e uma pitada de pimenta-do-reino. O seitan terá que descansar na marinada por cerca de 45 minutos antes de ser grelhado.

7. Cogumelos

Os cogumelos são outro tipo de alimento adequado para ser cozido na churrasqueira, para propor uma variedade no menu carnívoro clássico do churrasco. Depois de lavados e limpos, os cogumelos (porcini são os mais adequados) devem ser deixados para descansarem em uma marinada de azeite, pimenta-do-reino, sal e salsa picada. Depois são colocados na grelha por alguns minutos e servidos quente. Podem ser cortados em pedaços e misturados com tofu ou seitan ou na preparação de espetos misturados com outros vegetais. 

8. Batatas

Para fazer deliciosas batatas grelhadas, corte-as em rodelas de cerca de meio centímetro de espessura e regue-as com azeite temperado com curry em pó, simplesmente misturando os dois ingredientes em um copo e mexendo. Coloque-as diretamente sobre a grelha. Ou colocadas longitudinalmente para que se fixem, se quiser fazer espetinho. Vire sempre, de um modo e do outro, para que se cozinhem bem. O fogo deve ser baixo se não, elas se queimam. Depois de prontas tempere com sal, alecrim, que é a especiaria que mais combina com batatas, e um fio de azeite.

9. Berinjela

Corte a berinjela em fatias finas, sem descascá-las e deixe-as descansarem dentro de um escorredor de macarrão por pelo menos uma hora cobertas com sal, para que eles percam o sabor amargo. Coloque o escorredor sobre uma bacia funda, pois as berinjelas irão perder água. Deixe-as marinarem em azeite temperado com hortelã e alho picado por pelo menos duas horas e coloque-as para grelharem no espetinho. Se colocadas diretamente na grelha elas podem grudar, neste caso vire-as com atenção para não desmancharem. 

10. Abobrinha

Não precisam de uma preparação especial antes de serem grelhadas na churrasqueira. Basta cortá-las circular ou longitudinalmente, untá-las levemente com azeite de ambos os lados e colocaá-las na grelha ou no espetinho por alguns minutos. Você pode fazer um espetinho misturando-as com berinjela, tofu e o que mais preferir. 

11. Aspargos

Uma vez que os aspargos estiverem limpos e cortados (removidas as partes duras, cerca de um centímetro da parte de baixo), basta colocá-los na grelha por alguns minutos até que fiquem macios e crocantes. Em seguida, regue com azeite de oliva, sal e gotinhas de limão a gosto.


12. Pimentões

Até os pimentões na grelha ficam com um sabor especial. Comparado a outros vegetais, levam mais tempo para ficarem prontos. Coloque-os inteiros na grelha e vire sempre até que casca fique marrom, quase queimada. Neste ponto, retire-os do fogo e deixe esfriar. Em seguida, despele-os com as mãos e remova todas as sementes. Com as mãos, corte-os em tiras, e misture-os no azeite com pimenta-do-reino, hortelã, sal e alho picado.


***

No site Terra encontrei um link (estranhamente em arquivo xml, talvez por se tratar de infográfico), com o seguinte:
Bassi: Além de carnes, a churrasqueira recebe de bom grado vários tipos de legumes, como abobrinha, cenoura, berinjela. “As tiras podem ser de 1 dedo de espessura e devem ficar 15 cm acima da brasa bem quente. Demora de um a dois minutos de cada lado”, afirmou Marcos Bassi, proprietário do restaurante Templo da Carne. “Só temperar depois que retirar da churrasqueira, principalmente com o sal, pois os legumes perdem bastante água com a brasa e o sal potencializa essa perda”, sugere Bassi. Wessel: O especialista István Wessel afirma que o tempero pode contar, além do sal, com pimenta e molho de ervas, ideais para esses legumes. “O melhor é cortar os legumes de comprido atentando à largura das fatias, que não podem ser finas de jeito nenhum. Experimente até cebolas, em fatias bem grossas”, afirmou Wessel. Outra sugestão de Wessel é grelhar até batatas e cenouras na churrasqueira. “Primeiro, deixar as batatas de molho por alguns minutos na água e sal. Depois, cortar em fatias de 1 cm, com casca, e colocar na churrasqueira para grelhar. Com a cenoura, cortar de comprido, dar uma leve e rápida cozinhada no fogão e levar à grelha. A abóbora japonesa também é opção, cortada em fatias grossas e com casca”, disse ele.
Bassi: Uma das sobremesas mais tradicionais servidas no restaurante Templo da Carne, de Bassi, é a fatia de abacaxi grelhado na brasa, com sorvete de creme. E a iguaria é fácil e simples de fazer. Corte uma fatia de aproximadamente de 10 cm da fruta. Descasque sem deixar os olhos da casca na fruta. Polvilhe com um pouco de açúcar cristal e canela em pó. Leve à grelha à altura de 15 cm. Mantenha até o lado de baixo tomar cor, depois vire. Quando o segundo lado também tomar cor, retire da churrasqueira, coloque num prato e corte em 8 fatias, como pizza. Afaste as fatias e no meio coloque duas bolas de sorvete de creme. Salpique um pouco mais de canela e açúcar cristal, se quiser. Enfeite o sorvete com uma folha de hortelã e o prato com canela em pau. 






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Socialize e fique mais forte!

As pessoas conseguem melhores resultados quando estão conectadas com outras que procuram os mesmos objetivos. Aproveite esse espaço para interagir com quem está na mesma luta! Você pode usar os comentários no final de cada postagem aqui do blog ou curtir a página do Facebook e interagir por lá. Conecte-se e fique mais forte!