quarta-feira, 2 de setembro de 2015

EmagreciMente. Preparando minha cabeça para a fase da manutenção


Eu estava aqui revendo um desabafo que fiz no FatSecret: "Frio dá fome, né? De novo, tem passado pela minha mente aquela velha ideia: poxa, tanta gente comendo à vontade sem problema nenhum (inclusive AQUI DENTRO DA MINHA CASA)... será que terei que ficar controlando o que vou comer o resto da vida?"

Reproduzo, abaixo, os comentários mais relevantes de companheiros presentes naquela rede social. Relendo, vou recuperando na minha mente algumas ideias para me preparar para a fase de manutenção, que está chegando.

Nota: antes de continuar lendo, saiba que depois fiz um estudo sobre manutenção do peso que me ajudou bastante. Está aqui. Recomendo muito!

RogerPaixão: "Danilo... as doenças crônicas estão muito relacionadas ao peso MAS mtos q acham q comem livremente serão vítimas tb... os artigos tem mencionado alzheimer como uma diabete tipo III pq ñ dá indícios de q está chegando... estamos ficando doentes... #infelizmente".

MarcelleNB: "Nem fala Danilo... Fome não, mas o frio me dá mta vontade de comer besteiras. E que tortura ver as pessoas em volta se deliciando... Pensa que é temporário, pois quando vc estiver em manutenção poderá tirar um ou dois dias da semana para aproveitar também!!! \o/"

Eu: "Marcelle, eu tenho medo da fase de manutenção rsrs"

MarcelleNB: "Manutenção é vc mudar seu estilo de vida, não tem jeito, é pra vida toda, pois do contrário, o peso volta mesmo. Só o que muda é que, como não há mais necessidade de perder peso, vc pode fazer algumas concessões. "

FlaviaSerra: "Danilo.. Acho que para sua pergunta a resposta é sim.. Mas você aprende.. Nunca fui gorda na minha vida até os 34 quando engordei quase 20 kgs mas já emagreci.. Mesmo quando já era magra tinha sim que CONTROLAR. Abusou em um dia, preste mais atenção no dia seguinte... Frio dá fome, sim, e como, mas é a melhor época para emagrecer.. Se está difícil ingerir salada, opte pela sopa de legume. Se bater a compulsão, opte por legumes ou proteínas.. Mas saiba que CONTROLAR o que se come (mesmo comendo de tudo e tudo), chama-se DIETA, e isso sim é pra sempre. muito diferente da fase de "emagrecimento". Quando chegar na manutenção, como disse a Marcelle vc precisará sim de muita disciplina, mas seu corpo e sua mente se adaptam a isso.. No ritmo em que você está é sucesso na certa.. Acompanho seus posts e sua disciplina.. Vamos lá.. Estou com você ;) "

Eu: "Marcelle e Flávia, obrigado. O que me assusta ao pensar na fase da manutenção é o receio de eu "relaxar" e, pouco a pouco, voltar aos velhos hábitos prejudiciais. Mudar a mente é muito mais difícil do que mudar o corpo, pelo menos pra mim é assim. já mudei muita coisa, mas talvez lá nos porões da minha psique existe aquele "gordo adormecido" pronto pra, sorrateiramente, a cada pequena concessão, voltar com força (e peso) total. Esse meu receio é bom, muito bom, pois me deixa alerta para o perigo. Ainda não sei que estratégia vou usar nos primeiros meses/anos de manutenção. Já estou excluindo da minha mente a ideia do "dia do lixo". Nada contra quem faz assim, mas no meu caso sei que isso vai ser uma porta de entrada para concessões aparentemente inocentes. Eu tenho procurado comer de tudo, como vc falou, Flavia. Ontem mesmo, comi sorvete à noite. Sempre calculando os pontos (faço Vigilantes do Peso). Isso é lixo? Sim e não. Objetivamente, é lixo sim, pq traz para o meu corpo um monte de coisa que não presta. Subjetivamente não, porque me ajuda na regulação da "mente", pois se eu excluísse tudo de uma vez, certamente viraria uma panela de pressão e em algum momento a compulsão seria mais forte. Ao longo desses meses, percebi que fui diminuindo certos "lixos" naturalmente. Me refiro principalmente a refrigerantes. Eu até posso tomar os zero, pq, pra efeitos de pontos, eles não contam. Mas contêm muita porcaria. Por iniciativa própria, quase que naturalmente, fui torcendo o nariz para eles e diminuíram bastante. É uma esperança de que isso aconteça com outros lixos. "

MarcelleNB: "Tenho uma gorda bem acordada na minha psique kkkkkkkk!!! O receio de voltar a ser o q era antes é bom sim na fase de manutenção, pois é o que realmente freia. Quanto ao dia do lixo, eu tbm sou contra. Nos dias em que me dá vontade de comer porcarias eu simplesmente como, e compenso nos dias seguintes, mas não agendo o tal dia. Às vezes passo semanas sem dar uma escapada se quer, não me dá vontade de comer as tais porcarias, então não como. Mas há dias em que só sinto vontade de comer besteiras, então eu libero um pouco, até pra não ficar estressada com a situação rssss. Fica tranquilo que quando chegar a sua hora você vai encontrar seu ponto de equilíbrio e a SUA forma de fazer a manutenção."  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Socialize e fique mais forte!

As pessoas conseguem melhores resultados quando estão conectadas com outras que procuram os mesmos objetivos. Aproveite esse espaço para interagir com quem está na mesma luta! Você pode usar os comentários no final de cada postagem aqui do blog ou curtir a página do Facebook e interagir por lá. Conecte-se e fique mais forte!