segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

4 atitudes que me ajudaram a manter a dieta nos finais de semana


No início da minha dieta, eu estava focado e não queria perder o ritmo. Daí surgiu um sentimento muito estranho: comecei a lamentar quando chegava o final de semana; quando tinha um passeio; quando estava para entrar de férias... Situações em que haveria mudança nos meus horários me geravam insegurança, eu tinha medo de sair da dieta. Participando das reuniões do Vigilantes do Peso, percebi que era uma sensação comum de quem está começando a se firmar na dieta.

Curioso como coisas boas podem ser vistas como perigosas, né? Como assim, lamentar férias, passeios, descanso?!! Tanta gente cai nessa armadilha psicológica!

Aos poucos, fui aprendendo a me sentir mais seguro com os fins de semana e com as outras situações. Aqui estão algumas atitudes que foram valiosas para mim:

- Focar naquilo que realmente dá alegria nessas ocasiões: família, amigos, conversas, passeios. São ocasiões para se entupir de abraços, beijos, selfies, risos. As comidas menos saudáveis fazem parte, mas não são a finalidade desses momentos. São coadjuvantes. Comer moderadamente ou mesmo evitar algumas delas não vai tirar a alegria do momento. Na verdade, vai deixar a lembrança mais agradável!
- Levar comida saudável para todos. Uma tia vai levar o arroz doce? Que tal combinar de levar uma salada diferente, que todos possam curtir? Momentos especiais, pratos especiais. É a oportunidade de compartilhar com a família novas descobertas saudáveis e mostrar que estamos felizes com esse nosso novo 140700    2002
momento. Isso ajuda a nossa mente a associar a alegria do momento a coisas saudáveis, e não às porcarias do passado.
- Alimentar-se bem durante o dia, mesmo que um pouco mais restrito. E chegar ao evento sem fome. Antes de ir para o churrasco na casa dos meus pais, por exemplo, tomo um suco verde, como uma cenoura crua, e chego tranquilo. Lá tem frutas sempre, o que me ajuda bastante também.
- Conversar bastante durante as refeições, pausar os talheres, respirar, contar casos, rir, e ir comendo pouco a pouco. A saciedade chega e descobrimos que não comemos tanto assim!

Boa sorte!

Um comentário:

Socialize e fique mais forte!

As pessoas conseguem melhores resultados quando estão conectadas com outras que procuram os mesmos objetivos. Aproveite esse espaço para interagir com quem está na mesma luta! Você pode usar os comentários no final de cada postagem aqui do blog ou curtir a página do Facebook e interagir por lá. Conecte-se e fique mais forte!