domingo, 5 de março de 2017

Dia do lixo engorda ou ajuda a emagrecer?



Quando comecei minha dieta, me deparei com uma situação desconfortável quando chegava o final de semana. Eu queria manter minha alimentação conforme planejada, mas algumas pessoas insistiam para eu comer isso ou aquilo, dizendo que no fim de semana está liberado e que é bom ter um "dia do lixo" (aquele dia em que deixamos um pouco de lado a dieta).

Comecei a me perguntar se ter um dia do lixo no final de semana é bom para emagrecer ou se engorda. Se ajuda a emagrecer, como fazer o dia do lixo corretamente e o que comer nesses dias?

Li muita coisa e resolvi que não adotaria o tal dia do lixo. A simples ideia de ter um dia determinado para comer lixo me lembrava que meu corpo não é lixeira. Eu estava procurando uma vida melhor, e a palavra "lixo" definitivamente não combinava com isso.

Para quem está lutando para perder peso, o dia do lixo pode jogar por água a baixo todo o esforço de uma semana de dieta. E desencadear um processo de desmotivação que pode não ter volta. Vale a pena correr esse risco agora? Mas risco não só para a dieta de hoje, mas também a longo prazo.

Pesquisas indicam que quem mantém o mesmo padrão de alimentação nos dias de semana e nos finais de semana têm 1.5 vezes mais chance de manter a perda de peso conquistada do que aqueles que fazem o dia do lixo. Essa proporção é semelhante para aqueles que mantêm a alimentação nas férias, comparados com aqueles que flexibilizam suas escolhas alimentares nesse período de relaxamento.

Se você permitir lixos em alguns dias da semana ou nas férias, ficará mais exposto a gatihos alimentares (situações de alto risco para sua dieta), aumentando as probabilidades de perder o controle.

Além disso, há um efeito psicológico negativo quando você mentém um dia do lixo: inconscientemente, você associa comidas prejudiciais a momentos festivos, reforçando a ideia equivocada de que a felicidade está em comer (e comer errado). Você precisa quebrar esse "modus pensandi", porque a felicidade dos fins de semana e das férias está no contato com amigos, nos passeios, na quebra da rotina, e não em comer porcaria.

Mas, atenção! Isso não quer dizer que devemos ficar escravos da alimentação 100% sadia. É natural que, vez ou outra, comamos algo que não estaria em nosso cardápio diário. Festas, saídas, etc., podem ser ocasião para comer algo diferente. Já contei aqui como foi importante para mim descobrir que posso continuar comendo chocolate, sorvete e semelhantes e continuar emagrecendo ou mantendo o peso. Dietas muito restritivas não costumam dar certo a longo prazo. No entanto, essas "saídas do padrão" devem ser esporádicas e inseridas num contexto maior de vida saudável (com alimentação equilibrada, exercícios físicos e boa qualidade do sono).

Como eu lido com isso? Eu acompanho regularmente meu peso. Se estou na casa dos 72kg/73kg, sinal verde para sair do padrão uma vez na semana, mas moderadamente; se estou na casa dos 74kg, o sinal é amarelo, e intensifico exercícios aeróbios antes e depois da ocasião; se estou com 75kg, então sinal vermelho, não saio do meu padrão.

Esses pesos que acabei de citar são variáveis, dependendo da avaliação física, que faço a cada 3-4 meses na academia, porque o meu peso pode subir ou descer por causa da musculação.

Se você deseja saber como não sair da dieta no final de semana, veja essas 4 atitudes que adotei e que deram muito certo para mim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Socialize e fique mais forte!

As pessoas conseguem melhores resultados quando estão conectadas com outras que procuram os mesmos objetivos. Aproveite esse espaço para interagir com quem está na mesma luta! Você pode usar os comentários no final de cada postagem aqui do blog ou curtir a página do Facebook e interagir por lá. Conecte-se e fique mais forte!